O que é quiromassagem?
A palavra quiromassagem significa literalmente “massagem com as mãos” ou “massagem manual” e serve para diferenciá-la daquelas massagens que utilizam outros tipos de ferramentas mecânicas.
A quiromassagem caracteriza-se por combinar diferentes tipos de massagens manuais e consiste na aplicação de movimentos denominados pulsações com as mãos sobre a região do corpo a ser tratada. As pulsações são aplicadas com ritmo e certa pressão para regular a dor e o humor do paciente.
O termo também é utilizado para definir estudos privados, criados pelo catalão Lino Ferrándiz García, nos quais quem os realiza é instruído e credenciado em diversas técnicas de massagem manual.
Nas palavras do inventor desta técnica: “Para uma aplicação correta, a quiromassagem requer muita atenção e muita compreensão. Ambos essenciais se você deseja obter bons resultados.”
Efeitos
A quiromassagem tem efeitos reguladores da dor, da sensação geral de energia, do humor e da fadiga.
Entre seus principais efeitos estão:
-
Mecânicos : Aqueles associados à forma como as forças mecânicas relacionadas a cada manobra afetam os tecidos.
-
Fisiológico: Aqueles que ocorrem em uma pessoa sã que recebe uma massagem com o objetivo de proporcionar maior vigor ao corpo ou aliviar o cansaço.
-
Preventivos: Ocorrem quando uma área tensa ou com possível lesão é localizada e delimitada pela palpação.
-
Terapêutico: Caso o objetivo da massagem seja melhorar a função circulatória.
-
Estético: Se a pessoa realiza a massagem com a intenção de eliminar células mortas ou depósitos de gordura, desportiva, ou se a intenção da massagem é preparar um atleta antes ou depois de uma competição.
-
Efeitos psicológicos de humor: São aqueles realizados para incutir calma, segurança, relaxamento, etc.
Técnica
Consiste na combinação de movimentos técnicos denominados manobras . Existem manobras de vários tipos e estas podem exercer fricção, pressão, percussão ou vibração. A execução é realizada de forma progressiva, inicialmente são executadas manobras direcionadas a uma grande parte e posteriormente a massagem será focada em áreas mais localizadas.
Benefícios
A massagem tem múltiplos benefícios se realizada corretamente: melhora o funcionamento das articulações, aumenta o fluxo sanguíneo, promove movimentos peristálticos do cólon, aumenta a drenagem de líquidos, otimiza o funcionamento dos órgãos e o transporte de oxigênio no sangue. Além disso, as manobras manuais eliminam substâncias residuais produzidas pelo metabolismo muscular.
Contra-indicações
A massagem pode causar danos se não for feita corretamente. Além disso, os especialistas desaconselham este tratamento para as seguintes pessoas:
-
Mulheres grávidas com menos de três meses.
-
Pessoas com doenças infecciosas de pele.
-
Com trombose arterial e embolia.
-
Em casos de inflamações agudas.
-
Em caso de hematomas recentes, sangramento ou feridas não cicatrizadas.
-
Se o paciente apresentar entorses agudas, hematomas, edema agudo, derrames articulares, doenças agudas ou em fase evolutiva.
-
Se está com náuseas, doenças metabólicas e doenças degenerativas .
-
Nas doenças reumáticas agudas, doenças infecciosas ou tumorais, processos inflamatórios de origem bacteriana, problemas renais na fase aguda, cálculos renais ou na vesícula na fase expulsiva.
-
Ruptura de músculos, tendões, ligamentos, traumas e tratamentos cirúrgicos recentes ou doenças do sistema nervoso.
História
Este termo foi cunhado por Lino Ferrándiz García , que desenvolveu esta técnica na Espanha a partir de seus estudos nos Estados Unidos e na Suíça. Em 1933, este catalão fundou a Escola Espanhola de Quiromassagem, na qual pretendia treinar os seus alunos na forma correcta de fazer uma massagem manualmente , sem proceder rotineiramente como a maioria dos massagistas faziam até agora, mas procedendo de uma forma totalmente científica e em acordo com a anatomia e fisiologia do corpo humano.
Em suma, segundo seu criador, estudar nesta escola significava diferenciar-se profissionalmente das demais massagistas da época. Além disso, o surgimento da quiromassagem abre o campo para aplicações terapêuticas da massagem.
A origem da massagem é muito mais remota. As primeiras referências a este tratamento foram encontradas recentemente em textos escritos em sumério e acadiano da antiga Mesopotâmia com o título de Mushuu , termo que significa massagem em espanhol. Esses escritos demonstram que esta forma de manipulação das camadas superficiais e profundas do corpo remonta a 2.000 aC.